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1ª | João Filipe Coelho Nº11 12ºA

2ª | Cátia Dias 12ºF

3ª | Maria Clara Moura Nº20 10ºA

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Mariana Mendes Nº20 11ºC


Fig. 1- Rotunda de Cavadas.



Fig. 2- Esfera que se encontra no topo do monumento ao empresário.

A rotunda, o monumento e a Matemática:

- A rotunda apresenta a forma de uma circunferência. Através da circunferência podemos relacionar vários temas da Matemática como por exemplo: equação da circunferência, distância entre 2 pontos, entre outras mais. Podemos também “transforma-la” num circulo trigonométrico.

- O monumento é formado por 2 paralelepípedos maiores que suportam a esfera que está no topo. Tanto a esfera como os paralelepípedos representam sólidos geométricos muito utilizados na disciplina de Matemática, de onde também podemos obter relações de paralelismo e de perpendicularidade.


Concluindo: 
A Matemática está presente em quase tudo o que observamos. Nem sempre diretamente, mas está quase sempre presente. Podemos tirar várias relações entre as coisas e os temas de estudo da Matemática.