Fig. 1- Rotunda de Cavadas.
Fig. 2- Esfera
que se encontra no topo do monumento ao
empresário.
A rotunda, o monumento e a
Matemática:
- A rotunda apresenta a forma de uma
circunferência. Através da circunferência podemos relacionar vários temas da Matemática
como por exemplo: equação da circunferência, distância entre 2 pontos, entre
outras mais. Podemos também “transforma-la” num circulo trigonométrico.
- O monumento é formado
por 2 paralelepípedos maiores que suportam a esfera que está no topo. Tanto a
esfera como os paralelepípedos representam sólidos geométricos muito utilizados
na disciplina de Matemática, de onde também podemos obter relações de
paralelismo e de perpendicularidade.
Concluindo:
A Matemática está presente em quase tudo o que observamos. Nem sempre diretamente, mas está quase sempre presente. Podemos tirar várias relações entre as coisas e os temas de estudo da Matemática.
A Matemática está presente em quase tudo o que observamos. Nem sempre diretamente, mas está quase sempre presente. Podemos tirar várias relações entre as coisas e os temas de estudo da Matemática.