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1ª | João Filipe Coelho Nº11 12ºA

2ª | Cátia Dias 12ºF

3ª | Maria Clara Moura Nº20 10ºA

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Susete Alves Nº27 11ºF


A foto que apresento faz parte do meu arquivo e recorda-me bons momentos de férias.

Lançado o desafio de apresentar uma foto que também retratasse conteúdos estudados, associei de imediato a trigonometria que permite o cálculo de comprimentos a partir do conhecimento do ângulo. Para melhor explicar o meu objetivo apresento o esquema do raciocínio:


Na paisagem identifica-se um farol. 
Para calcular a altura desse mesmo elemento, pode utilizar-se conhecimentos adquiridos em trigonometria. 
Sabendo a que distância se encontra o observador do farol, basta medir essa distância, e com  
aparelhos adequados (teodolito)  medir o ângulo que o topo do  farol faz com o chão.  Imaginar linhas que assumem a forma de um triângulo retângulo é uma tarefa elementar e assim podem utilizar-se as razões trigonométricas. O conceito de tgα permite calcular a altura: 


Pode parecer uma forma simplista de aplicar um conceito, mas após o estudo da trigonometria resolver problemas, deste tipo, já são situações correntes. 
Foi agradável pesquisar possibilidades de aplicar a Matemática à vida real e verificar que afinal só é necessário alguma atenção para descobrir conceitos estudados.